A mãe do Gonçalo explicou-nos como se faz uma "espantalha"
“A mãe do Gonçalo veio à nossa escola (F– 5 anos) a D. Célia” (M – 5 anos)
“Veio fazer uma espantalha” (I S. – 4 anos)
“A espantalha é para por no campo para assustar os pássaros” (L – 4 anos)
“Que é para não comerem (D – 5 anos) as couves das hortas (M– 5 anos) as sementes” (G – 6 anos)
Porque se eles comerem as sementes não nasce (D – 5 anos) e não cresce e não temos comida para comer” (G – 6 anos)
“A D. Célia fez uma espantalha com um nariz era uma rolha de “ragafão”“(L – 4 anos)
“Ela fez a cabeça da Nina com um garrafão” (Barbara – 5 anos) e fez o corpo com uma caixa de cereais (I A. – 4 anos)
“E a saia com uma saca do lixo grande a saia ficou com dois folhos e enfeitou com fitas e papel das caixas” (I S. – 4 anos)
"Para por a Nina de pé a minha mãe utilizou um tubo e outro tubo dois tubos (G – 6 anos) e apertou com amare muito fininho (I – 6 anos)
“Usamos jornal para fazer o cabelo” (G– 6 anos)
“Ela tinha na cabeça um chapéu feito de lata” (L – 4 anos) e tinha uma flor” (M – 5 anos)
“Os olhinhos era feito de tampas de garrafas (G – 6 anos) tinha 2 olhos (F– 5 anos)
“A minha mãe usou a reciclagem (G – 6 anos) aproveitou as coisas que já não prestavam (M – 5 anos) ela não comprou nada (G– 6 anos)
“Ela mostrou-nos uma flor feita de folhelho (I – 6 anos) folhas de espigas (M – 5 anos) e também de papel (G – 6 anos)
“Mas agora não podemos pôr a Nina porque estamos à espera que venha terra (D – 5 anos) para depois pôr sementes (I – 6 anos) e depois a Nina vai para lá espantar os pássaros” (G – 6 anos)
“Enquanto estamos à espera a Nina fica à beira da porta de entrada (C – 6 anos)
“Demos o nome chamado Nina à nossa espantalha” (G – 6 anos)
“Podia ser a nossa filha” (R – 5 anos)
“Reprodução do relato das crianças” 14-05-09
J.I.Vermoim - Ossela
Grupo da sala 1 e sala 2 com a mãe do Gonçalo
O nosso muito obrigada à mãe do Gonçalo
Orientação - Educadoras de Infância
Flávia Domingues e Teresa Lontro em parceria com uma Encarregada de Educação
Flávia Domingues e Teresa Lontro em parceria com uma Encarregada de Educação
1 comentário:
Adorei "a espantalha"...por vezes uso fantoches nas aulas e dá resultado!
Um fantoche, acima de tudo, faz rir e transmite mensagens importantes, melhor que se formos nós a dizê-lo, sem o intermediário do boneco.
No teu caso, duplamente de parabéns pois os meninos devem ter adorado ajudar a "dar vida" ao espantalho e pela interacção com a família, cada vez mais importante!
Beijinhos.
Vou ser classificadora de provas de aferição, por isso vou estar mais ausente, mas venho sempre que posso.
Enviar um comentário