“Veio amostrar-nos e falar da natureza dizer como caiem as folhas das árvores” (M – 5 anos)
“A Engenheira veio trazer livros com imagens de árvores” (L – 4 anos)
“Nós e os meninos da professora Flávia estavam ouvir a engenheira (L – 4 anos) ela mostrou livros que falam sobre as árvores” (F – 5 anos)
“Esteve a ensinar-nos como a árvore cresce e se dá de comer às árvores (R – 5 anos) mas os alimentos estão debaixo da terá”(M -5 anos)
“As árvores têm raízes (R – 5 anos) e vão buscar água debaixo da terra e depois as raízes dão à árvore para ela não morrer para ela se alimentar” (M – 5 anos)
“Depois tem o tronco” (D – 5 anos)
“E em cima tem as folhas (R – 5 anos) é a copa” (Várias crianças)
“O sol é muito importante para as árvores porque também as alimenta” (R – 5 anos)
“Depois lá fora recolheu folhas das nossas árvores (R– 5 anos) para ver nos livros o nome das árvores (JP– 5 anos) e de onde vêm” (R– 5 anos)
“É para fazer o bilhete de identidade das árvores que temos lá fora” (D– 5 anos)
“Eu descobri lá uma coisa na relva era uma bola e era verde (M – 5 anos) eram ameixas” (I -6 anos)
“A Engenheira mostrou-nos os piolhos da árvore” (M – 5 anos)
“Nós e os meninos da professora Flávia estavam ouvir a engenheira (L – 4 anos) ela mostrou livros que falam sobre as árvores” (F – 5 anos)
“Esteve a ensinar-nos como a árvore cresce e se dá de comer às árvores (R – 5 anos) mas os alimentos estão debaixo da terá”(M -5 anos)
“As árvores têm raízes (R – 5 anos) e vão buscar água debaixo da terra e depois as raízes dão à árvore para ela não morrer para ela se alimentar” (M – 5 anos)
“Depois tem o tronco” (D – 5 anos)
“E em cima tem as folhas (R – 5 anos) é a copa” (Várias crianças)
“O sol é muito importante para as árvores porque também as alimenta” (R – 5 anos)
“Depois lá fora recolheu folhas das nossas árvores (R– 5 anos) para ver nos livros o nome das árvores (JP– 5 anos) e de onde vêm” (R– 5 anos)
“É para fazer o bilhete de identidade das árvores que temos lá fora” (D– 5 anos)
“Eu descobri lá uma coisa na relva era uma bola e era verde (M – 5 anos) eram ameixas” (I -6 anos)
“A Engenheira mostrou-nos os piolhos da árvore” (M – 5 anos)
Pinheiro Manso - PINUS pINEA - EUROPA MEDITERRÂNICA
“ Ameixeira e tem as folhas recortadas (Ivo -6anos)
“ Pinheiro (J P – 5 anos) manso (D – 5 anos) tem as folhas que picam (G – 6 anos) são muito finas (R – 5 anos) chama-se agulhas (G – 6 anos) e quando elas ficam secas e caiem é a caruma” (I – 6 anos)
“E temos o Ligustro (Ml – 5 anos) tem as folhas macias (R – 5 anos) e lisinhas” (C -6 anos) .“Esta árvore vem da China” (D – 5 anos)
... Porque:
“É importante tratar bem da natureza “(C– 6 anos)
“Nós as pessoas precisamos mais da natureza (G– 6 anos) a natureza não precisa de nós “ (várias crianças)
“Precisamos da natureza para nós vivermos (D – 5 anos) porque precisamos dos frutos e dos alimentos” (G – 6 anos)
“Temos de poupar (D – 5 anos) reciclar (C– 6 anos) e reutilizar (G – 6 anos) é usar as coisas para coisas diferentes (D – 5 anos)
Orientação- Educadoras de Infância : Flávia Domingues e Teresa Lontro
1 comentário:
Que sorte, receberem pessoas com tão grandes lições de vida.
Parabéns por logo cedo os levares a ter esta consciência.
Jinhos
Enviar um comentário