30.5.09

O Elmer

Ontem, participámos na festa de encerramento da semana - eco, realizada na escola Bento Carqueja , em Oliveira de Azeméis apresentando a dramatização da história do Elmer. Todo o cenário foi construído por nós com muito entusiasmo e envolvência. Foi um verdadeiro trabalho colaborativo e de cooperação. Desenhámos,pintámos, colorimos, recortámos, construimos, etc...em grupo, uns com os outros.
O entusiasmo ainda foi maior ao sabermos que iríamos à escola dos meninos grandes, estar lado a lado, com muitos meninos de outras escolas.



Era uma vez...






Construção das personagens e cenários





Os ensaios na nossa escola ...

Na festa de encerramento da Semana- Eco na escola EB2.3 Bento Carqueja

( verdadeira articulação vertical)




Foi muito divertido!
Estamos de Parabéns !

Orientação- Educadoras de Infância : Flávia Domingues e Teresa Lontro

28.5.09

Semana - Eco II

"Ontem fomos a Oliveira de Azeméis de transportes públicos, ao agrupamento.


"Fomos à escola dos meninos grandes. Estivemos a lanchar no recreio dos meninos grandes e quando subimos para ir ver o filme, subimos as escadas com os meninos grandes e alguns falaram connosco. "


"Quando eu crescer também venho para esta escola e vou ser como eles?" ( M- 5 anos)

"Vimos um filme , " A Menina Gotinha de Água" feito pelos meninos grandes" ( 5º E)


"E ainda fomos para uma sala construir um aquário , num frasco de vidro. Foram os meninos grandes que nos ensinaram e ajudaram a fazer ."

"Era um frasco de vidro, plasticina. Fizemos uma gotinha de água, fizemos búzios e as plantas do mar também em plasticina e pusemos tudo lá dentro com água... com brilhantes e bolinhas brancas a fazer de espuma ."


"Depois fomos assistir aos ensaios dos meninos grandes para a festa que vai haver. Era um teatro que estavam a ensaiar.Nós também vamos participar nessa festa, mas não pudemos ensaiar porque não tínhamos lá as nossas coisas, mas subimos ao palco, para nos habituar... "




Educadoras de Infância: Flávia Domingues e Teresa Lontro


27.5.09

Convite- Sessão de Encerramento da Semana -ECO

Convidamos toda a comunidade educativa a assistir, no dia 29 de Maio (sexta-feira) a uma sessão de animação de encerramento da Semana-Eco, especialmente dedicada aos pais e familiares dos alunos, composta por actividades realizadas pelas turmas, merecendo particular destaque os discentes dos jardins-de-infância de Ossela/Vermoim e de Oliveira de Azeméis nº 1, da E.B. 1 de Oliveira de Azeméis, do 5ºD, do 5ºE, do 8ºB e do 9ºB. A referida sessão terá lugar na Escola E.B. 2/3 Bento Carqueja, no Polivalente, e prevê-se o seu início entre as 17:30 e as 18:00 e o seu termo por volta das 20:30. De seguida, para quem pretender jantar, haverá porco assado, caldo verde e sobremesas. Este jantar de convívio terá animação com karaoke, música e, possivelmente, baile para todos. É muito importante a presença do pai, da mãe, do irmão… na Escola para os nossos alunos, num momento de apresentação, divulgação e partilha dos seus trabalhos. Assim, façam todos um esforço, em conjunto, com a família, com os amigos e

Venham...Compareçam.

Convite - Associação de pais

A Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Ossela Convida:

22.5.09

As Enfermeiras Estiveram na Nossa Escola

AS ENFERMEIRAS EUNICE E JOANA VIERAM À NOSSA ESCOLA :


FALARAM SOBRE OS DENTES



“Primeiro vimos um filme (M – 5 anos) a dizer como é que se trata dos dentes e o que é que tem lá dentro dos dentes” (G– 6 anos)



“Temos de lavar sempre os dentes porque aqueles bichos e micróbios estão a roer o açúcar que comemos (M – 5 anos)



“A enfermeira disse que é para lavar 3 vezes os dentes é uma vez de manhã uma vez à noite e uma vez aqui na escola que é no intervalo (C – 6 anos) ...não quando formos comer o almoço” (G – 6 anos)

“Que não podemos comer muito açúcar porque senão os bichos vão lá e comem o açúcar que fica nos dentes e a carne também fica lá agarrada no meio dos dentes por isso devemos tirar a carne do meio com fio dental “ (G– 6 anos)



“É importante escovar sempre os dentes depois da refeição ” (G – 6 anos)
“Deve-se lavar também a língua porque também fica lá micróbios (M - 5 anos) e também atrás dos dentes (G– 6 anos) eu lavei a língua e gostei “ (R– 5 anos)
“Começa-se a lavar os dentes por trás os de baixo e vem para a frente (M – 5 anos) e depois os de cima” (G – 6 anos)
“Eu lavo os dentes com a minha escova não posso lavar com a da avó” (I A. – 4 anos)


Como se deve fazer:

“Primeiro bochechar a boca com água depois não molhar a escova e meter a pasta como a unha do dedo mínimo e depois pôr a escova na boca e lavamos os dentes “ (– 6 anos)

“No fim não devemos pôr água na boca porque a pasta tem flúor e assim o flúor fica lá dentro para proteger os dentes (Miguel – 5 anos) o flúor faz bem aos dentes” (R – 5 anos)

“No fim de escovar os dentes devesse lavar a escova para não ficar pasta na escova (M)


“Gostei muito de aprender muito sobre os dentes” (G – 6 anos)


“Preciso de lavar os dentes todos os dias “ (F– 5 anos)

“Reprodução do relato das crianças” 14-05-09 J.I.Vermoim - Ossela


Cantámos a canção dos dentes

FALARAM SOBRE AS VACINAS



Depois falamos sobre as vacinas “ ( – 5 anos)

”Temos de estar bem descontraídos e a pensar noutras coisas para não doer as enfermeiras dizem para ter calma” (G – 6 anos)


“O Ivo estava a dar uma vacina ao Batatom” (C – 6 anos)

“A Belinha chorou porque ela pensava que era a sério para dar picas” (M – 5 anos)


“Para não ficarmos doentes com gripe (C– 6 anos) faz bem apanhar vacinas”

O Nosso muito obrigado às enfermeiras Eunice e Joana


Orientação- Educadoras de Infância Flávia Domingues e Teresa Lontro

20.5.09

Simulacro de Incêndio Doméstico


Na semana passada, os bombeiros vieram à nossa escola ensinar-nos como devemos agir em caso de incêndio na escola ou em casa:




Aprendemos coisas muito, muito importantes...

em construção
Obrigada aos Bombeiros Paulo e Marco


Orientação- Educadoras de Infância Flávia Domingues e Teresa Lontro

João e o Pé-de-feijão - Histórias sem fronteiras



Ilustração e Leitura de Imagens



Desenho e pintura a pastel - AR - 6 anos


Narração da História : Constança e Tiago ( 6 anos)
Trabalho apresentado no programa Comenius do Agrupamento de Escolas EB2,3 Bento Carqueja Oliveira de Azeméis

Create your own video slideshow at animoto.com.



Orientação- Educadoras de Infância: Flávia Domingues e Teresa Lontro

Construção do Fantoche - A Nina


A mãe do Gonçalo explicou-nos como se faz uma "espantalha"



“A mãe do Gonçalo veio à nossa escola (F– 5 anos) a D. Célia” (M – 5 anos)




“Veio fazer uma espantalha” (I S. – 4 anos)

“A espantalha é para por no campo para assustar os pássaros” (L – 4 anos)

“Que é para não comerem (D – 5 anos) as couves das hortas (M– 5 anos) as sementes” (G – 6 anos)

Porque se eles comerem as sementes não nasce (D – 5 anos) e não cresce e não temos comida para comer” (G – 6 anos)
“A D. Célia fez uma espantalha com um nariz era uma rolha de “ragafão”“(L – 4 anos)


“Ela fez a cabeça da Nina com um garrafão” (Barbara – 5 anos) e fez o corpo com uma caixa de cereais (I A. – 4 anos)

“E a saia com uma saca do lixo grande a saia ficou com dois folhos e enfeitou com fitas e papel das caixas” (I S. – 4 anos)

"Para por a Nina de pé a minha mãe utilizou um tubo e outro tubo dois tubos (G – 6 anos) e apertou com amare muito fininho (I – 6 anos)

“Usamos jornal para fazer o cabelo” (G– 6 anos)





“Ela tinha na cabeça um chapéu feito de lata” (L – 4 anos) e tinha uma flor” (M – 5 anos)

“Os olhinhos era feito de tampas de garrafas (G – 6 anos) tinha 2 olhos (F– 5 anos)

“A minha mãe usou a reciclagem (G – 6 anos) aproveitou as coisas que já não prestavam (M – 5 anos) ela não comprou nada (G– 6 anos)

“Ela mostrou-nos uma flor feita de folhelho (I – 6 anos) folhas de espigas (M – 5 anos) e também de papel (G – 6 anos)

“Mas agora não podemos pôr a Nina porque estamos à espera que venha terra (D – 5 anos) para depois pôr sementes (I – 6 anos) e depois a Nina vai para lá espantar os pássaros” (G – 6 anos)

“Enquanto estamos à espera a Nina fica à beira da porta de entrada (C – 6 anos)

“Demos o nome chamado Nina à nossa espantalha” (G – 6 anos)

“Podia ser a nossa filha” (R – 5 anos)


Reprodução do relato das crianças” 14-05-09
J.I.Vermoim - Ossela



Grupo da sala 1 e sala 2 com a mãe do Gonçalo

O nosso muito obrigada à mãe do Gonçalo


Orientação - Educadoras de Infância
Flávia Domingues e Teresa Lontro em parceria com uma Encarregada de Educação

19.5.09

Tempo de Brincar

Ontem, 4 alunas da Escola Secundária Ferreira de Castro, do 2º ano do curso de animação socio-cultural estiveram na nossa escola , acompanhadas pela sua professora, para dinamizarem actividades de animação e brincarem connosco:







Foi muito divertido!!! Ficámos muito bem pintados, e os jogos foram super animados

Muito Obrigada a estas meninas simpáticas e cheias de entusiasmo.

... porque brincar é muito importante e coisa séria.

18.5.09

Bilhete de Identidade das Árvores

A ENGENHEIRA ISABEL, da fundação La Salette, VEIO AO JARDIM DE INFÂNCIA falar-nos da importância das plantas e ensinar-nos a construir o Bilhete de Identidade das árvores.



“Veio amostrar-nos e falar da natureza dizer como caiem as folhas das árvores” (M – 5 anos)

“A Engenheira veio trazer livros com imagens de árvores” (L – 4 anos)

“Nós e os meninos da professora Flávia estavam ouvir a engenheira (L – 4 anos) ela mostrou livros que falam sobre as árvores” (F – 5 anos)

“Esteve a ensinar-nos como a árvore cresce e se dá de comer às árvores (R – 5 anos) mas os alimentos estão debaixo da terá”(M -5 anos)

“As árvores têm raízes (R – 5 anos) e vão buscar água debaixo da terra e depois as raízes dão à árvore para ela não morrer para ela se alimentar” (M – 5 anos)

“Depois tem o tronco”
(D – 5 anos)


“E em cima tem as folhas (R – 5 anos) é a copa” (Várias crianças)

“O sol é muito importante para as árvores porque também as alimenta” (R – 5 anos)

“Depois lá fora recolheu folhas das nossas árvores (R– 5 anos) para ver nos livros o nome das árvores (JP– 5 anos) e de onde vêm” (R– 5 anos)


“É para fazer o bilhete de identidade das árvores que temos lá fora” (D– 5 anos)

“Eu descobri lá uma coisa na relva era uma bola e era verde (M – 5 anos) eram ameixas” (I -6 anos)

“A Engenheira mostrou-nos os piolhos da árvore” (M – 5 anos)



Descobrimos que as nossas árvores se chamam:


Pinheiro Manso - PINUS pINEA - EUROPA MEDITERRÂNICA



Ligustro - LIGUSTRUM( L.P.P) - China


“ Ameixeira e tem as folhas recortadas (Ivo -6anos)

“ Pinheiro (J P – 5 anos) manso (D – 5 anos) tem as folhas que picam (G – 6 anos) são muito finas (R – 5 anos) chama-se agulhas (G – 6 anos) e quando elas ficam secas e caiem é a caruma” (I – 6 anos)

“E temos o Ligustro (Ml – 5 anos) tem as folhas macias (R – 5 anos) e lisinhas” (C -6 anos) .“Esta árvore vem da China” (D – 5 anos)

... Porque:

“É importante tratar bem da natureza “(C– 6 anos)

“Nós as pessoas precisamos mais da natureza (G– 6 anos) a natureza não precisa de nós (várias crianças)

“Precisamos da natureza para nós vivermos (D – 5 anos) porque precisamos dos frutos e dos alimentos” (G – 6 anos)


“Temos de poupar (D – 5 anos) reciclar (C– 6 anos) e reutilizar (G – 6 anos) é usar as coisas para coisas diferentes (D – 5 anos)


Orientação- Educadoras de Infância : Flávia Domingues e Teresa Lontro