3.11.08

A Nossa Desfolhada . Tradições.






Fomos fazer a nossa desfolhada a casa da Senhora Maria. A Senhora Maria vive à beira da casa da avó da Mara.
Nós e os meninos da professora Teresa fomos a pé porque a casa da senhora Maria fica pertinho da nossa escola.Pelo caminho vimos cogumelos, os ouriços das castanhas, duas bananeiras, plantas, árvores, uma fábrica, passamos pelas árvores grandes onde vivem os anões muito velhinhos e as folhas estavam a cair, porque é Outono. As folhas ficam velhas e caem.
Quando chegámos a casa da Senhora Maria, fomos para o pátio fazer a desfolhada, que é tirar o folhelho às espigas de milho. Sentámo-nos no chão, á volta de um cesto e desfolhamos as espigas de milho. Ficou cheio num instante, porque éramos muitos meninos e muito rápidos. Enquanto desfolhávamos, cantámos a "Canção da Larica" e "Ponha aqui o seu Pezinho", e outras. Enchemos três cestos cheiinhos de espigas de milho. O folhelho ficou todo no chão e parecia um colchão ou uma piscina! Então, os meninos todos deitaram-se em cima, brincaram, atiraram o folhelho uns aos outros, brincaram...e...foi muito divertido. A senhora Maria, deu-nos bolachas, e a avó da Mara fez um bolo, bebemos sumo e ainda comemos alguns rebuçados. Lá em casa há um animal muito grande e com muito pêlo, que é uma cadela, a Sheila.

E ainda fomos ao Monte

Quando viemos para a escola, ao passar pelo monte, fomos ver as árvores, os cogumelos venenosos, as pinhas dos Pinheiros, os bogalhos do Carvalho, até encontrámos lesmas no chão,iguais à que o Tiago trouxe para a caixa de observação, os fetos castanhos, porque estão secos... olhámos para cima e vimos o cimo das árvores que quase tocavam no céu!
O Tiago até disse que naquele momento gostava de ser uma Águia para voar...!!!


...Texto construído a partir do relato das crianças - Texto colectivo


Não somos Águias mas, ... temos o pensamento, e esse pode voar ...



Sem comentários: